Cybersecurity é um dos campos mais novos e de mais rápido crescimento no mundo tecnológico. É lógico que sejam necessárias pessoas com experiência neste setor para trabalhar nas empresas de tecnologia.
Ser entrevistado para um cargo em segurança cibernética pode ser intimidante. Existem vários termos que, como profissional de segurança cibernética, você deve ter ao seu alcance. Você deve conhecer os termos básicos como DNS, criptografia, descriptografia, firewalls, testadores de penetração e muitos outros.
Além das habilidades comuns, você deve saber que as perguntas também constituirão questões técnicas de segurança cibernética, entrevistas situacionais de emprego em segurança cibernética, questões comportamentais de segurança cibernética e questões avançadas de segurança cibernética. Nos seus preparativos prévios, você deve tocar em todos esses setores para evitar “surpresas” na sala de entrevista. Observe que essas perguntas foram elaboradas para testar suas habilidades técnicas e seu comportamento geral.
Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego em segurança cibernética.
Q1: Você pode explicar alguns princípios básicos de segurança para mostrar que tem experiência na área?
Por mais que você queira parecer investido na área, você está sendo entrevistado, memorize e analise a fundo os termos básicos
Para começar, você deve saber que existe uma diferença significativa entre vulnerabilidade, risco e exploração. Uma vulnerabilidade é uma fragilidade nas defesas de uma empresa que permite a exploração por terceiros. Vulnerabilidades são comuns em servidores, sites, sistemas operacionais e software, o que significa que não é novidade no campo da segurança cibernética. Isso também justifica por que você deve abordar o assunto durante sua entrevista sobre segurança cibernética. Um risco é a perda potencial atribuída à vulnerabilidade.
Por outro lado, você precisa ter cuidado quando usuários terceiros usam a vulnerabilidade a seu favor e obtêm acesso não autorizado às informações da organização ou à rede corporativa.
Você deve ter conhecimento básico sobre como os dados criptografados impedem os invasores e ter habilidades sobre como a criptografia de e-mail funciona em diferentes redes. Você também deve ir para a entrevista com conhecimentos sobre SSL e HTTPS. SSL pode ser um único domínio ou wildcard SSL ou certificado SSL de vários domínios.
SSL cria um link criptografado entre o servidor e o cliente; em situações normais, é o servidor web e o navegador web. HTTPS simplesmente protege as comunicações em um servidor específico.
Ao ir para sua entrevista de segurança cibernética, você deve saber que o pequeno cadeado à esquerda da barra de endereço de navegação representa HTTPS.
Por último, saiba que o ano de 2020 teve um impacto significativo no mundo tecnológico. Devido ao coronavírus, muitas pessoas tiveram que trabalhar online, o que fez com que todos esses usuários precisassem proteger suas informações. A 2020 foi o ano do ransomware. Como candidato, os entrevistadores esperam que você saiba como funciona o ransomware. O termo ransomware surge simplesmente quando os invasores criptografam arquivos e ameaçam liberá-los ao público, a menos que as vítimas cedam às suas exigências, o que é, obviamente, um resgate. Um ataque semelhante a este são os ataques de script entre sites.
P2: Como você pode se proteger contra um ataque de script entre sites?
Vamos começar explicando o que é um ataque de script entre sites ou XXS. Um ataque de script entre sites ocorre quando o invasor executa uma injeção de código no lado do cliente. Os invasores tendem a implementar scripts maliciosos no navegador do cliente, incluindo um código em um site legal. Esta é uma das vulnerabilidades mais comuns encontradas em aplicativos online. Livrar-se desse tipo de vulnerabilidade é difícil, mas você pode incorporar táticas como validar a entrada, escapar e higienizar. Isso pode ajudá-lo a se proteger desse tipo de ataque.
Q3: Qual é a diferença entre codificação, hash e criptografia
Esses três termos são próximos da mesma coisa, o que tende a trazer confusão. No procedimento de Codificação, os dados são modificados para um formato que pode ser lido pela maioria dos sistemas. Isso também possibilita a utilização dos dados em processos externos. A criptografia surge como um ramo da técnica de codificação, onde os dados são codificados de uma forma que permite apenas que usuários autorizados acessem os dados. O procedimento hash é um processo onde os dados são convertidos em uma função hash. É qualquer número gerado a partir de um texto ou string.
Q4: O que é um ataque de força bruta?
Este é um método de tentativa e erro para decodificar dados que serão criptografados. Podem ser dados como uma senha, onde possíveis credenciais serão inseridas e eliminadas se estiverem erradas. Você também deve saber que eles não são inseridos manualmente, pois a força bruta é automatizada. Algumas das etapas que você deve implementar para evitar esses ataques cibernéticos podem ser a verificação em duas etapas, estabelecendo um limite para o número de logins com falha e até mesmo atendendo à complexidade e comprimento da senha.
P5: Como você fica por dentro das novidades e tendências de segurança cibernética?
Esta questão obviamente visa examinar sua personalidade. É um substituto inteligente da pergunta “Conte-nos algo sobre você”, mas em termos de segurança cibernética. Bem, na segurança cibernética, permanecer no topo e à frente das tendências é significativo. Você pode fazer isso incorporando alguns ajustes na rotina do gerente de mídia social da sua empresa. Você deve ler regularmente blogs e sites de notícias sobre segurança cibernética. Se você tem alguma experiência em redes de segurança cibernética e troca de ideias com outros profissionais de segurança cibernética, seja em conferências, eventos ao vivo e outros encontros planejados, seria útil mencioná-los quando receber a plataforma.
Conclusão
As perguntas acima não são necessariamente as perguntas que serão feitas a você em sua entrevista de segurança cibernética, mas aparecem com frequência nas perguntas dos entrevistadores. Eles também devem dar uma dica sobre os setores nos quais você deve gastar seu tempo.