A tecnologia educacional trata-se de um tema extremamente moderno e que traz muitos debates nas instituições de ensino entre professores e gestores, afinal, ela realmente é benéfica?
E por que utilizar esta metodologia? Como colocar em prática?
São muitas as perguntas a respeito do tema e nem sempre as respostas são satisfatórias ou permitem um entendimento amplo.
Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo para tratar sobre tudo o que há de mais importante a respeito da tecnologia educacional.
Se o objetivo é aprender de uma vez por todas sobre este tema em nosso blog, então não deixe de acompanhar o texto até o fim! Vamos lá.
O que é a Tecnologia Educacional: Vamos entender agora!
A tecnologia educacional trata-se de um conceito relacionado ao uso dos recursos tecnológicos com finalidade pedagógica.
O objetivo disso é promover práticas mais inovadoras dentro da educação, tanto dentro quanto fora da sala, de modo a facilitar e a potencializar todo o processo da aprendizagem e do ensino.
A utilização desta tecnologia vem sendo discutida de maneira ampla em diferentes espaços, em especial aqueles nos quais nunca é muito bem aceita;
As principais críticas a esse método, aliás, estão relacionadas com a dificuldade do acesso de muitos estudantes e educadores, principalmente dentro da rede pública, pois os estudantes possuem uma renda familiar menor.
Entretanto, é fundamental dizer que o foco da tecnologia educacional está mais nas práticas que a utilização dela possibilita do que realmente no uso de dispositivos tecnológicos.
Assim, não há a obrigatoriedade de que a escola conte com equipamentos extremamente modernos para fazer uso deste tipo de metodologia.
É importante, então, que a escola tenha muito bem definida como vai fazer a utilização desta tecnologia dentro da sala de aula.
E isso é algo bem mais importante do que a utilização dos meios e dos recursos de tecnologia que vão ser empregados na prática.
Por que é tão importante usar a tecnologia educacional nas escolas?
As tecnologias educacionais hoje fazem parte do dia a dia das escolas e não há mais como voltar atrás quanto a isso, em especial no pós-pandemia.
Alguns exemplos de tecnologias educacionais são o ensino hibrido, os ambientes virtuais para aprendizagem, as salas de aula digitais, as lousas digitais, entre outros.
As instituições, quando adotam todos esses recursos, conseguem criar um espaço baseado na inovação, que é mais criativo e mais atrativo tanto para estudantes quanto para os professores.
Além do mais, a aplicação destas tecnologias ajuda a contribuir bastante para otimizar a comunicação entre alunos e educadores, e mesmo entre alunos, fora o fato de incentivar os estudantes a tornarem-se protagonistas do seu aprendizado.
Quais as vantagens de usar a tecnologia educacional na sua escola?
Para entender o porquê do uso da tecnologia educacional nas salas de aulas, há que se conhecer quais as vantagens dela.
Existem 4 pontos principais que são extremamente vantajosos na utilização desta tecnologia, sendo eles:
- Incentivar o protagonismo dos estudantes
- Aumentar o interesse dos seus alunos
- Potencializar o processo da aprendizagem
- Trazer mais autonomia aos professores dentro do processo da aprendizagem
Além de falar sobre as vantagens da tecnologia educacional, é importante comentar também a respeito dos desafios aos quais os gestores e educadores são expostos e que precisam ser contornados.
A criação de um planejamento que seja bem estruturado com a finalidade de inserir soluções que sejam inovadoras no planejamento de aula e preparar um ambiente para comportar essas soluções tecnológicas são alguns deles.
Quais são as tecnologias educacionais mais importantes?
Ao falarmos sobre as ferramentas educacionais, nós estamos nos referindo a todos aqueles recursos que são utilizados com a finalidade de auxiliar no ensino e na educação, não importa qual seja o fator tecnológico.
É o caso de lousas digitais, por exemplo, que são exemplos importantes a respeito das tecnologias educacionais.
As ferramentas tecnológicas são extremamente importantes dentro do ambiente no qual será implantada a tecnologia educacional.
A utilização do Google Classroom, que é a sala de aula virtual do Google, é um exemplo de recurso tecnológico bem completo para a comunicação entre alunos.
Afinal, através dele é possível promover uma comunicação via chamada de vídeo e ainda criar um espaço colaborativo entre os estudantes, de modo que possam comunicar-se e se ajudar mutuamente por meios online.
Os computadores e os devices são outros exemplos de recursos fundamentais dentro da tecnologia educacional, visto que isso eles permitem ao aluno ter acesso na escola à internet.
A MOVPLAN conta com várias soluções para tecnologia educacional que foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos, sendo as principais:
- Lousa digital: esta ferramenta da MOVPLAN conta com um software educacional exclusivo chamado QUADRIBOOK, sendo ideal na gravação de vídeo aulas e de apresentações que tenham um enorme impacto visual. Além do mais, ela ainda possui diferentes funcionalidades (são 18 no total) que garantem uma experiência completa, como ferramentas de desenho e escrita, de gráficos, de apresentações, de matemática, entre outros mais
- Gabinete de recarga: esta é considerada uma solução ideal com finalidade de organização, de transporte e para recarregar os devices, casos de tablets e notebooks, entre outros
- Lousa QuadriLine TouchPro: é vista como uma das tecnologias educacionais mais importantes, pois é uma integração entre as lousas convencionais e as lousas digitais. Desta forma, ela conta com os recursos principais do Software Educacional QUADRIBOOK junto à lousa digital, sendo um apoio, portanto, à lousa branca
Conclusão
Como visto aqui, a tecnologia educacional é imprescindível nos dias de hoje em qualquer sala de aula, mas sabemos que há desafios em relação à sua aplicação, como no caso das instituições públicas.
Neste texto, mostramos a você como é que funciona este tipo de tecnologia, quais são as suas vantagens e ainda falamos a respeito de quais são os principais recursos tecnológicos a serem aplicados em sala, como aqueles da MOVPLAN.
O que achou do texto de hoje sobre o porquê fazer uso da tecnologia educacional dentro da sala de aula?